Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Exposições em Destaque (semana 20/12)

A relação entre arte e natureza é tema das exposições em destaque na semana.

Para o silêncio das plantas

Qual a ligação existente entre a vida na Cidade Maravilhosa e o Parque Lage? A resposta normalmente seria a natureza, mas se você respondeu a arte também está correto. Ficou confuso? Para compreender melhor basta ir conhecer a exposição “Para o silêncio das plantas”. O artista João Modé ocupou os caminhos que levam a floresta desde o portão do Parque Lage. O visitante poderá percorrer toda alameda que leva às Cavalariças através de duas cordas presas em duas palmeiras que conduzem a floresta onde é encontrada uma plataforma de madeira. Já na mata é possível ouvir músicas intercaladas com momentos de silêncio. No repertório, músicas clássicas e populares, gravações de rituais dos índios Kaiapós, sons para o orixá Oxossi (que protege as matas), músicas eletrônicas, gravações de textos literários, sons de animais, entre outros.

Confesso que a idéia de mostrar a arte reverenciando e ajudando da natureza é muito interessante, mas ela perde o sentido caso as obras tenham sido feitas através da derrubadas de árvores. Caso isso tenha acontecido, a exposição soa como puro marketing ambiental e sua essência torna-se falsa... Se a arte for fruto de reciclagem de elementos da natureza, como alguns artistas se propõem a fazer, João Modé foi genial! Espero de coração que a última hipótese seja a verdadeira e caso assim for deixo aqui registrado meus parabéns e se não for fica aqui um importante alerta para ele e outros artistas...


Para o silêncio das plantas
Parque Lage
Até 11 de março de 2012
Entrada gratuita


Meu jardim


“Meu jardim” é uma exposição individual do artista e fotógrafo publicitário João Bosco. A mostra explora imagens trabalhadas digitalmente em grandes dimensões, impressas em lona e com grande impacto visual que transitam entre o cotidiano e a fantasia e entre o que é paisagem real e o que é paisagem construída.

A exposição que pode ser visitada até 23 de dezembro na Gávea revela um olhar da vida como um processo e compara o mundo a um inquietante jardim (assim como é o processo de criação artística).


Meu Jardim
Galeria Anna Maria Niemeyer -Praça Santos Dumont, 140 A, Baixo Gávea – Rio de Janeiro
Até 23 de dezembro
Entrada Gratuita

0 opinaram:

Postar um comentário