Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 17 de dezembro de 2011

Morre Sérgio Britto (1923-2011)

Morreu esta manhã o ator, diretor, apresentador e roteirista Sérgio BrittoEle estava internado no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 14 de novembro com problemas cardíacos e faleceu às 6h35 de insuficiência respiratória aguda. 

Nascido em 29 de junho de 1923, era considerado um dos maiores atores do país. Ele começou a carreira em 1945 e foi responsável pela direção de "Ilusões Perdidas", primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo. Apesar de seu pioneirismo na televisão, foi o teatro que o consagrou.

Sérgio Britto ganhou três prêmios por suas direções em "Os Veranista", de Gorki; "Papa Highirte", de Vianinha, e "Rei Lear", de Shakespeare – por ela recebeu o Prêmio Molière Especial. Já dirigiu algumas óperas, dentre elas "A Traviata" e "O Guarani".

Em 2010, lançou sua biografia - “O teatro e eu” - escrita por Luiz Felipe Reis, e publicada pela editora Tinta Negra. Em entrevista ao Jornal do Brasil, em maio de 2010, disse que o livro retrata a história de um ator que começou “de brincadeira”. Formado em medicina em 1948, ele revela que inicialmente não encarava os palcos como uma possível profissão.

Veja abaixo um vídeo sobre a carreira desse artista:



1 opinaram:

Postar um comentário