Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 11 de junho de 2012

E.T. completa 30 anos

O filme "E.T. - O Extraterrestre", de Steven Spielberg, comove milhões de espectadores há 30 anos. O longa, que conta a história do pequeno alienígena,  que fica perdido na Terra e precisa construir um telefone para retornar para casa, é considerado um dos melhores filmes sobre extraterrestres da história do cinema.

E.T. fez a sua estréia nos Estados Unidos, em 11 de junho de 1982, poucos dias após ser apresentado no Festival de Cannes. A produção foi um sucesso de bilheteria. Recebeu nove indicaçõees ao Oscar e quatro prêmios: Melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros, melhor som e melhor trilha original - que foi toda composta por John Williams.

Apesar do grande apelo infantil, E.T. - O Extraterrestre, seria, a princípio, um filme de terror. Em seu roteiro original - intilutado "Night Skies", o inocente E.T. não iria ser amigo de um menino e sim aterrorizar uma família junto com um grupo de seres de sua espécie perdidos na Terra. O seu dedo luminoso não iria  curar e sim destruir o que tocava. A idéia inicial, era que o filme seguisse o estilo de longas como Guerra dos Mundos e Sinais, onde, alienígenas são os grandes vilões.

Steven Spielberg descartou a idéia durante a gravação de Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, em 1981. Aos poucos o diretor foi dando um tom mais amistoso para a história. O novo roteiro, intiluado "E.T. and Me", foi rejeitado pelos estúdios Columbia Pictures, que achava, que não existia um público específico para o filme. Mais tarde a Columbia se lamentaria, já que E.T. é uma dos títulos mais rentáveis e emblemáticos da concorrente Universal Studios

O diretor também optou em fazer algo atípico. As cenas foram gravadas de forma cronológica, para ajudar no processo das crianças protagonistas. Uma equipe de especialistas em manejo de marionetes e vários atores anões, deram vida a E.T., cujo rosto foi inspirado na aparência de Albert Einsten.


0 opinaram:

Postar um comentário