Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 23 de junho de 2012

Crítica de 'Days Go By', novo disco do The Offspring

*** Resenha escrita pelo colaborador Tiago Bandeira ***

Uma novidade está no ar: trata-se do novo álbum dos californianos do The Offspring. "Days Go By", que será lançado oficialmente apenas no dia 26 de junho, já pode ser ouvido na íntegra clicando aqui e até baixado em algumas páginas de compartilhamento de arquivos.

O trabalho chega aos ouvidos dos fãs após muita expectativa do que Dexter Holland e Kevin Noodles estiveram preparando desde 2008, quando "Rise and Fall, Rage And Grace" foi lançado. No fim de 2011, o grupo anunciou que já tinham cerca de dez músicas prontas, o que só aguçou o público que só pôde conferir algo novo no começo deste ano.

O single que dá nome ao novo trabalho, "Days Go By" chegou às lojas no dia 27 de abril e foi bem recebido de uma maneira geral pelos fãs. Eu, particularmente, gostei muito da música. Li algumas críticas sobre o peso (ou a falta dele) na música e sobre a semelhança com "Times Like These" do Foo Fighters. Realmente lembra, mas são duas excelentes músicas.

Creio que "Days Go By" é um excelente título para o álbum – e para o single, já que a letra é uma bela lição de como devemos viver nossa vida – além de mostrar que o The Offspring  já não é mais aquela banda com um punk rock bem poderoso dos tempos do "Ignition", "Smash" ou "Ixnay on the hombre", pois como diz o próprio título: os dias passam. E passaram para eles também. Acredito que eles não precisam provar pra ninguém que são capazes de fazer ótimos sons de punk, hardcore, etc, e que isso, por outro lado, os credencia a viajar por outras áreas musicais. O novo disco de certa forma ajuda a comprovar esse fato.

O nono disco do  Offspring chegará às lojas na próxima terça-feira (26) com uma linda capa que reforça o último parágrafo e o título de uma maneira bem interessante, 11 faixas inéditas e uma versão repaginada de "Dirty Magic", em comemoração aos 20 anos de lançamento do "Ignition", em 2012. O disco apresenta uma ótima produção de Bob Rock, que também assinou "Rise And Fall, Rage And Grace". Guitarras redondinhas, solos bem marcados e uma mixagem muito boa atestam o trabalho de Bob em "Days Go By".

Na primeira vez que ouvi o novo álbum, confesso que algumas músicas não me chamaram a atenção, talvez pelo fato de eu tê-lo ouvido na rua, sem concentração alguma, apenas a ansiedade. Com uma segunda ouvida, dessa vez mais atento, consegui perceber que o disco é bem parecido com o antecessor e que se trata mais de uma espécie de continuidade do trabalho.

As cinco primeiras faixas possuem um peso muito bom com acordes e riffs viciantes, o que leva o ouvinte a ter um impacto bastante positivo sobre o que está por vir. Contudo, a sexta música do álbum dá uma quebrada nessa sequência empolgante. Odiada por muitos (quase todos que lí até agora, a ponto de eu achar que somente eu gosto dela), "Cruisin California" foi lançada como 'lado b' do single "Days Go By" e não foi bem recebida pelos fãs. Eu entendo que ela não faz jus à história do Offspring, parecendo mais uma espécie de hit de "Katy Perryspring", mas eu confesso que gostei sim da faixa. E tenho alguns argumentos (bem pessoais) para defendê-la: é uma boa música de verão, que por sinal, começou no hemisfério norte na última semana. Um refrão bom, viciante, com uma letra que fala de sol, mar, bebidas, estradas e mulheres. Não sei, mas acredito que fará sucesso com o público que não costuma ouvir Dexter Holland e Cia, fato que aconteceu com "Pretty Fly (For a White Guy)", por exemplo, no álbum "Americana".

Dou destaque também para a faixa "OC Guns", que dá uma bela zoada nos mexicanos que vivem por Orange County, terra dos caras, na Califórnia. A faixa é um reggaezinho viciante que fica martelando um "Tik Tik Tik" na sua cabeça até você acordar a cantando. "Dividing By Zero" e "Slim Pickens Does The Right Thing And Rides The Bomb To Hell" são incumbidas de encerrar o disco, deixando um gostinho de quero mais. Por falar em quero mais, existe uma grande possibilidade do Offspring vir ao Brasil para divulgar "Days Go By". Acredito que até o fim do ano, os caras apareçam por aqui.

Ouça o novo álbum do Offspring, confira tudo de perto e curta cada riff de Kevin Noodles. Vale muito a pena e eu recomendo, cabrón!

Confira abaixo o clipe da música "Days Go By", primeiro single do álbum.

0 opinaram:

Postar um comentário