Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 5 de junho de 2012

Série 'Intercâmbio Cultural': Episódio 3 - Chegadas e Partidas

Neste período aqui na Austrália, percebi que mais importante que o lugar onde estamos, são as pessoas que estão por perto. Descobri também, que a intensidade de uma amizade, nem sempre é proporcional ao tempo.

Quando decidimos fazer um intercâmbio, precisamos nos adaptar com um país diferente e, com a distância da família e dos amigos. Durante a viagem, pessoas especiais cruzam nosso caminho e, por algum motivo, nos aproximamos e tudo se torna mais leve e divertido, pois podemos dividir com alguém que está vivendo as mesmas experiências.

Bom relembrar os momentos com os amigos. Não me esqueço das vezes em que me senti sozinha e tinha alguém por perto, aliviando a dor da saudade. Quando precisei me mudar, tive com quem dividir o peso da minha mala. Nos momentos mais tensos, estava ali, sempre presente. Foi quem escutou minhas histórias mais simples com toda atenção e confiou a mim suas intimidades. Em um sábado qualquer, foi quem me acordou com uma ligação chamando para “aprontarmos alguma coisa pela cidade”, transformando um dia chuvoso em uma tarde super agradável. Foi também, quem corrigiu com carinho, meus “errinhos” de inglês. Quem deixou as cansativas aulas diárias, divertidas. Me esperou para sairmos, sem reclamar do meu atraso. Me emprestou seu aquecedor portátil, deixando as noites frias do outono aqui de Brisbane mais quentinhas. Quem lembrou de mim quando fez aquela comidinha deliciosa ou me trouxe um chocolate. Com quem dei muitas risadas. E a boa companhia para explorar novos lugares e deixar essa experiência ainda mais rica.

Todos nós temos objetivos, seja o inglês ou outro qualquer, cada um tem o seu tempo para alcançar o desejado. Uns resolvem que precisam estender esta experiência, pois ainda tem algo a ganhar aqui. Outros percebem que o tempo foi suficiente e está na hora de voltar. E ainda tem aqueles que não definiram quando ou se retornarão ao seu pais.

Despedir-se de alguém com o qual nos identificamos e estamos acostumados a ter sempre perto não é fácil. A pessoa vai embora e deixa a saudade, pois é alguém que gostaríamos que estivesse próximo. Mas a despedida é inevitável, não só durante um intercâmbio. Em algumas situações, precisamos mesmo seguir em frente e lidar com a ausência. Enquanto algumas pessoas estão retornando para suas casas, outras estão chegando e iniciando esta aventura.

Combinamos um reencontro, planejamos futuras viagens juntos. Porém, quando o intercâmbio chegar ao fim, retornaremos para nossas vidas “normais”, seguiremos caminhos diferentes. Será que as atividades diárias permitirão este reencontro? A ligação e a identificação será a mesma? Não temos resposta para estas perguntas. O que temos são as lembranças dos bons momentos.


Isto me faz pensar como realmente o que importa é o presente. Do quanto não podemos perder oportunidades de estarmos próximos de quem nos faz bem e manter as amizades. Falta pouco para a minha partida e sei que vou deixar por aqui bons amigos. Fico feliz em poder compartilhar com você, que está acompanhando minha aventura aqui pelo Blah Cultural e conto com a sua companhia nestas ultimas semanas. Até breve!

0 opinaram:

Postar um comentário