Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Exposição "Hércules Barsotti - Além do olhar" (+++++)

Há quem não goste de arte contemporânea. Mas, não se pode negar que uma de suas grandes virtudes é explorar o máximo de sentidos de quem entra em contato com ela. Ao contrário das Belas Artes em que a visão costuma ser o sentido privilegiado, a arte contemporânea possibilita até a inclusão. Prova disso é a exposição “ Hercules Barsotti -Além do Olhar” que está na Caixa Cultural. Por lá 30 serigrafias do artista do concretismo/neoconcretismo Hércules Barsotti (1958- 2010) também podem ser sentidas tanto por deficientes visuais como pelos visitantes que possuem perfeitamente todos os seus sentidos. Quem quiser vivenciar a arte de uma forma menos comum, através do tato, pode vendar os olhos e tocar nas versões adaptadas dos quadros. Através das peças em relevo é possível sentir a textura e alto contraste. Além disso, descrições e trilhas sonoras possibilitam as pessoas que não utilizam o olhar a vivenciar toda a poesia concreta existente na exposição. Plantas táteis, sinalizações podotátil e descrições em Braile colaboram para que os deficientes visuais possam participar da mostra.

Já aqueles que irão contemplar a exposição através do olhar se depararão com figuras geométricas (sobretudo losangos, triângulos, hexágonos, pentágonos entre muitos outros) com belas combinações de cores que remetem a uma vibe psicodélica e que passam a sensação de projeções (as mesmas figuras invertidas geraram o chamado rebatimento) e movimentos.

Vale a pena conferir a exposição “Além do Olhar” que pode ser visitada até o próximo dia 17 na Caixa Cultural da Almirante Barroso.

Um pouco sobre o artista e o concretismo no Brasil

O paulistano Hércules Barsotti criou em meados dos anos 50 junto com Willys de Castro um estúdio de projetos gráficos. Em 1958, atraído pela beleza das figuras geométricas Barsotti entrou em contato com concretismo na Europa através das ideias de Bauhaus e foi quem o trouxe para o Brasil. Ele também fez parte do Grupo Neoconcreto, liderado pelo crítico Ferreira Gullar, no Rio. Mesmo com as mudanças no perfil das obras de muitos artistas com o passar do tempo, Barsotti se manteve totalmente fiel a sua linha de pesquisa (figuras geométricas) durante décadas.O artista paulistano chegou a desenvolver uma linguagem assentada em formas essenciais e num espectro de cores que ampliou com o tempo.

Hércules Barsotti – Além do Olhar

Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso nº 25 – Centro

Até 17 de junho

Entrada gratuita

0 opinaram:

Postar um comentário