Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 2 de junho de 2012

Baú do Blah: F... comme femme - Adamo e a música pop francesa

Ao navegar na internet, assisti a um vídeo sobre François Cevert, um piloto de Fórmula 1 da década de 70.  O francês, que foi companheiro de equipe do campeão Jackie Stewart - na Tyrrell,   faleceu em 1973, após um trágico acidente no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. O clip, que mostrava diversos momentos da carreira de Cevert,  tinha como background (trilha sonora), duas musicas francesas. Sendo que a segunda - em especial, me chamou a atenção:  F... comme femme. de  Salvatore Adamo,

O cantor francês,  começou a sua carreira no início dos anos 60 em concursos radiofônicos. Com a ajuda do pai e muita persistência, conseguiu um contrato com uma gravadora no início de sua carreira.  O seu primeiro sucesso foi "Tombe la neige" - que foi seguido por outros hits, como por exemplo:  "Vous permettez, Monsieur", "Les filles du bord de mer", "Mes mains sur tes hanches", "La nuit", "Inch'Allah" e "C'est ma vie".

Em 1984, o artista, ficou ausente da mídia após sofrer um grave ataque cardiaco. O seu retorno aos palcos foi em 1992, com o lançamento do disco Reveur de fons, um álbum que foi bastante elogiado pela crítica.

O interessante na carreira de Salvatore Adamo,  é que o músico seguiu sua carreira ao longo dos anos sem se preocupar com as tendências ou modismo. O cantor - que flertava entre o gênero popular e romântico,  conseguiu levar a música francesa para os quatro cantos do planeta.   O seu último trabalho  é o CD De Toi à Moi, de 2010.

A música F... comme femme atingiu o sucesso no Brasil, como trilha da novela Beto Rockfeller, no início dos anos 70. Naquela época, era a trilha sonora perfeita para os casais apaixonados.

Confira:



1 opinaram:

Ampliando os horizontes da galera! Esse foi bem no fundo do Baú memso... Adorei!

Postar um comentário