Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Crítica de filme: 'Branca de Neve e o Caçador'

Branca de Neve e o Caçador é a mais nova produção do diretor Rupert Sanders. O longa, que foi inspirado no clássico da literatura infantil,  traz Kristen Stewart, Charlize Theron e  Chris Hemsworth no elenco

O filme conta a história da princesa Branca de Neve (Kristen Stewart), que foi aprisionada durante anos em uma masmorra,  pela sua madrasta, Rainha Ravenna.  A tirana arquitetou a morte do Rei, para herdar o reino e ter o poder em suas mãos. 

Obcecada pela beleza e juventude,  a Rainha, sempre pergunta ao seu oráculo se há alguém mais bela do que ela, até que em um dia a resposta não a agrada. Para não morrer e não dar poder a RavennaBranca de Neve, consegue fugir e se refugia na floresta negra.

A Rainha, não desiste de caçar a princesa. Com a ajuda do seu irmão, eles contratam Eric (Chris Hemsworth) para trazer Branca de Neve. O caçador percebe que a missão é um erro e passa a ajudar a princesa em sua fuga. Nessa jornada eles encontram o apoio dos sete anões.

Branca de Neve e o Caçador tem uma nova roupagem. O filme está longe do clima leve e colorido, que foi imortalizado por Walt Disney em 1937.  Branca de Neve e o Caçador  tem cenas de lutas - um tanto quanto violentas, um clima bastante sombrio e é um filme voltado para o público adulto.

Outro aspecto ineterssante, é que o diretor Rupert Sanders procurou atualizar a historia. Branca de Neve é uma guerreira independente, que comanda um exército. Ela,  em alguns momentos,  chega a lembrar Joana D'Arc, ao contrário, da mocinha que recebeu abrigo dos anões por saber cuidar da casa.

O filme tem uma proposta ousada e diferente  Em comum com o conto dos Irmãos Grimm, somente, os personagens. 


 
BEM NA FITA:

- Charlize Theron no papel da Rainha Má

- Ótima fotografia

- Referência a Joana D'Arc. A santa é lembrada, com Branca de Neve orando o "Pai Nosso" e liderando um exército. 

- Os  sete anões são divertidos. Não são amistosos como no clássico. 

QUEIMOU O FILME:  
  
- A atuação de Chris Hemsworth, deixou um pouco a desejar. Em alguns momentos,  chega a lembrar um outro personagem vivido por ele: Thor

- A aparição de um Troll,  eternizado em "O Senhor dos Anéis",  foi um pouco forçada.

FICHA TÉCNICA:


Diretor: Rupert Sanders
Elenco: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Ian McShane, Toby Jones, Nick Frost, Ray Winstone, Sam Claflin, Bob Hoskins, Eddie Marsann, Lily Cole
Produção: Sam Mercer, Palak Patel, Joe Roth
Roteiro: Hossein Amini, Evan Daugherty
Fotografia: Greig Fraser
Duração: 129 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Roth Films / Universal Pictures
Classificação: 12 anos

1 opinaram:

O grande trunfo do filme está na rainha Ravenna. Ao explorar o passado da maléfica rainha, entendemos melhor suas motivações pessoais. Sua obsessão por controle e beleza é explicada, mas não justificada. Nessa releitura, Branca de Neve foi transformada em Messias, " a escolhida " pela natureza para livrar o reino da cruel rainha, diga-se de passagem a natureza (divindade) representada por um cervo, ficou meio brega! Ao longo da história, surge uma leve pitada de triangulo amoroso entre a princesa, o nobre William e o caçador, nada forçado. Não chega a acontecer uma disputa pelo amor dela. A personagem segue um rumo independente.
Claro que não poderia deixar de ressaltar os belos efeitos visuais, figurinos, fotografia... a cena da Branca de Neve quando foge e chega até a assombrosa floresta negra, nessa hora tinha uma criança com medo e chamando pela mãe no cinema rs.
Gostei do filme simplesmente por se concentrar nos personagens e não tenta agradar convenções, boa adaptação!

Postar um comentário