Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Benetton retira foto de Papa beijando imã do Egito

A Benetton revelou hoje a a campanha publicitária Unhate, mas criou polêmica. Em uma das fotografias, o Papa Bento XVI beijava na boca o imã do Cairo, Safwad Hagazi, autoridade máxima dos muçulmanos no Egito. A Igreja Católica não gostou da ideia e fez queixas.

"Uma falta de respeito grave à figura do papa" foi a reação do Vaticano à imagem divulgada pela marca italiana. A fotomontagem foi entretanto retirada, mas deixou, mais uma vez, marcas na Igreja Católica.

Em comunicado, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, foi a público protestar contra "a utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com fins comerciais". Ele descreve a foto como "uma ofensa aos sentimentos dos fiéis".

O grupo italiano afirmou-se "desolado com o fato da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis".

Assim, passam a cinco as fotomontagens publicadas pela Benetton sob o tema Unhate, uma campanha contra o ódio.

Nas cinco fotomontagens podem ver-se também trocas de beijos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, Benjamin Netanyau, primeiro-ministro israelita, e o presidente da autoridade palestiniana, Mahmoud Abbas, ou ainda Barack Obama, em dose dupla, com o presidente chinês Hu-Jintao e com o líder venezuelano Hugo Chávez.

A tensão entre as duas Coreias também não é esquecida, com um beijo caloroso entre os dois líderes.

Esta nao é porém a primeira vez que o grupo italiano e o fotógrafo Oliviero Toscani se envolvem em polémicas do género. E, pelo visto, não será a última.

0 opinaram:

Postar um comentário