Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Oi Futuro Flamengo cancela exposição fotográfica polêmica

Oi Futuro Flamengo está no centro de uma polêmica. O centro cultural selecionou por meio de edital a exposição "The Other Side" da fotógrafa Nan Goldin dos Estados Unidos. Entre a mostra que ocuparia todo o terceiro andar da instituição estava a série de slides "Balada da dependência sexual", considerada obra-prima da artista com mais de 700 fotos explícitas de sexo e drogas e "Heart Beat" que mostra situações amorosas em geral. Sem explicações, o Oi Futuro cancelou a exposição fotográfica que vinha sendo preparada há quase 2 anos e aconteceria em janeiro.

Nascida em Boston, Nan Goldin ficou mundialmente conhecida por suas fotos polêmicas. Ela começou a fotografar aos 15 anos. Na década de 70, a artista realizou sua primeira mostra retratando comunidades gays e transexuais de sua cidade. Nos anos 80, Nan se mudou para Nova Iorque onde começou a documentar o cenário new-wave pós-punk e deu continuidade aos registros da cultura gay.


De fato, as imagens podem ser consideradas fortes por muitos, já que são carregadas de nudez e até práticas ilicítas como consumo de drogas. Seria preconceito, censura ou algum outro tipo de problema a causa do cancelamento no Oi Futuro? No site da instituição não há nenhuma informação sobre a artista nem sobre o motivo do cancelamento. Além disso, não foi divulgada ainda que exposição ficará no lugar da artista americana.

0 opinaram:

Postar um comentário