Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Literatura e Futebol - Dicas de livro para presentear no Natal!

Fortes emoções nos momentos finais do Brasileirão! Futebol é assunto nas ruas, nos elevadores, em rodinhas sociais nos locais mais inusitados ou convencionais... Ah! Quem não conhece um torcedor fanático? Como já conseguimos ouvir o som dos sinos natalinos, o Blah Cultural separou 5 livros sobre futebol que podem servir de dica para presentear no Natal tanto Geraldinos como Arquibaldos... Abaixo sem ordem de preferência estão as sinopses das obras!

Passos do Campeão: O Botafogo na Conquista da Taça Brasil de 1968

Na noite de 14 de dezembro de 2010 os corações alvinegros foram chacoalhados pelo anúncio que a Taça Brasil de 1968, conquistada pelo Botafogo, seria reconhecida como um título nacional de primeira grandeza, ao lado do Campeonato Brasileiro de 1995.

Este livro explica a história da Taça Brasil, para em seguida narrar com detalhes a trajetória do Botafogo para o título na edição de 1968, partida a partida. Uma conquista que é a cara do clube: recheada de percalços, polêmicas e aquelas coisas que só acontecem ao Glorioso. Afinal, se não fosse difícil, não seria o Botafogo.

TÍTULO: PASSOS DO CAMPEÃO: O BOTAFOGO NA CONQUISTA DA TAÇA BRASIL DE 1968
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO: 1ª
AUTOR: Auriel de Almeida

A Verdadeira máquina tricolor: A história do time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1945 e o Tricampeonato Carioca de 1983-84-85

Depois da conquista do título estadual de 1980, o Fluminense vinha em declínio, que se acentuou depois da saída dos principais jogadores do time. O clube não tinha dinheiro para grandes contratações e muitos jogadores não queriam ir para as Laranjeiras. Foi nesse ambiente que o Fluminense montou um dos times mais vitoriosos de sua história. Este livro não é um simples desfilar de elogios a um time realmente campeão, e sim uma narrativa impressionantemente detalhada de como as coisas aconteceram. A constatação de que os tempos eram mesmo outros é um dos trunfos deste livro. Mas há outras maneiras de lê-lo. Uma, pelo tricolor saudoso que gostaria de conhecer mais sobre aquele time. Outra, pelo tricolor que não viu e quer saber como foi. Outra mais, pelo eventual torcedor de outro clube, possivelmente interessado na história do futebol. Para este, o livro vale como documento.

TÍTULO: A VERDADEIRA MÁQUINA TRICOLOR: A HISTÓRIA DO TIME QUE CONQUISTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1984 E O TRICAMPEONATO CARIOCA DE 1983-84-85
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO: 1ª
AUTOR: Sergio Trigo

Almanaque dos velhos Brasileirões

A recente decisão da CBF de igualar em valor todos os títulos nacionais disputados em caráter oficial de 1959 a 1970 aos demais jogados desde então, causou enorme turbilhão na opinião pública e obrigará muitos cronistas a reescrever a história do nosso futebol. Mais importante do que entrar no mérito da discussão em voga na mídia sobre se foi uma atitude acertada, se foi justa, se foi demagógica, se houve erros de avaliação na decretação de todos os títulos, o que os autores esperam é tão somente contar como se sucederam aquelas competições que nos remetem justamente a um momento em que o futebol brasileiro se afirmava no panorama mundial, com três conquistas de Copa do Mundo em quatro edições disputadas. Tempos em que nossos melhores atletas atuavam em nossos clubes, época em que os estádios ficavam apinhados de gente e que as brigas eram fatos isolados. Período em que era possível memorizar a escalação de nossas equipes com a maior facilidade, quando grandes times foram formados. E é isso que os autores registram a partir de agora: a história dos primeiros campeonatos brasileiros de clubes.

TÍTULO: ALMANAQUE DOS VELHOS BRASILEIRÕES
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO: 1ª
AUTORES: Alexandre Mesquita Jefferson Almeida

1981: Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo a ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano

No livro "1981 - Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano", os rubro-negros poderão reviver o momento mais vitorioso da história do clube. Comandado por Zico, o time fez história jogando um futebol que passou a ser admirado em todo mundo.

Com detalhes inéditos das conquistas da Taça Libertadores e do Mundial Interclubes, ocorridas há exatos 30 anos, os jornalistas André Rocha e Mauro Beting contam essa história através de entrevistas dos protagonistas dessa equipe, entre eles Júnior, Andrade, Adílio e, é claro, Zico.

TÍTULO: 1981: COMO UM CRAQUE IDOLATRADO, UM TIME FANTASTICO E UMA TORCIDA INIGUALAVEL AJUDARAM O FLAMENGO A GANHAR TANTOS TITULOS E CONQUISTAR O MUNDO EM UM SO ANO
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO: 1ª
AUTORES: André Rocha e Mauro Beting

Os Dez mais do Vasco da Gama

Em “Os dez mais do Vasco da Gama” que é o décimo livro da Coleção Ídolos Imortais e um dos mais aguardados pelos apreciadores de literatura esportiva –, os experientes jornalistas Claudio Nogueira e Rodrigo Taves narram as alegrias e os dramas de dez dos maiores craques não só do Vasco, mas também do futebol mundial. O torcedor vascaíno vai se deliciar com os feitos de Ademir, Barbosa e Danilo Alvim (representantes do inesquecível Expresso da Vitória), de Bellini, Orlando Peçanha e Vavá (craques do time supersupercampeão de 1958), de Roberto Dinamite (ídolo maior cruzmaltino) e de Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano (responsáveis pela última grande fase de vitórias do clube). Será uma inesquecível viagem no tempo, quando se comprovará a razão de o Vasco ser um autêntico gigante do futebol brasileiro. São 184 páginas de muitas emoções, ilustradas por cerca de 60 fotos históricas, além de diversas caricaturas dos ídolos retratados.

OS DEZ MAIS DO VASCO DA GAMA
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
FORMATO: 14 x 21
PÁGINAS: 184
COLEÇÃO: IDOLOS IMORTAIS
ANO DE EDIÇÃO: 2011
EDIÇÃO: 1ª
AUTORES: Claudio Nogueira e Rodrigo Taves

0 opinaram:

Postar um comentário