Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 17 de julho de 2011

HP7 (parte II) - Fim com dignidade (+++++)



Quase uma hora de fila, fãs ávidos contando o final do livro na espera e pessoas fantasiadas. Os momentos que antecederam o filme viraram um misto de Star Wars e Cilada, já que os fãs lotaram os pátios dos cinemas mesmo duas horas antes da projeção. Na sala não havia conversa sobre outro assunto a não ser o fim de uma saga que rendeu 7 livros, 8 filmes, Jogos, brinquedos e vários milhões nos cofres da autora, J K Rowling, e, obviamente, da Warner Bros.

Se muitos achavam que a divisão em duas partes da franquia do Menino Bruxo era um exagero ou estratégia da Warner para arrecadar mais alguns trocados dos fãs, ao verem a segunda parte perceberão que estavam equivocados. A divisão em dois filmes foi ideal, e necessária, para a tônica de ambas as narrativas. Se na primeira parte toda ação estava fora dos portões de Hogwarts, neste longa a aventura se desenrola completamente na escola. Além disso, muitos personagens de pouca importância ganham contornos marcantes e se tornam decisivos na iminente batalha final.

Após passar por 3 diretores, David Yates assumiu a franquia em Harry Potter e a Ordem da Fenix, lançado em 2007 e não há como contestar a qualidade dos quatro últimos títulos lançados. No último episódio, algumas cenas de batalha remetem ao (já clássico) Senhor dos Anéis de Peter Jackson. A censura de 12 anos (é verdade) fez com que o filme se tornasse uma obra light (em relação à saga criada por J.R.R. Tolkien), mas, mesmo assim, a boa direção fez com que determinadas cenas tivessem o peso necessário para a evolução da narrativa.

É interessante ver muitos personagens (Neville Longbottom e Minerva McGonagall) que andavam sumidos nos últimos filmes, surgem de forma contextualizada e envolvente. Obviamente que para caber em pouco mais de 2 horas de projeção, o filme foi acelerado. Algumas passagens que chegam ao extremo de 100 páginas no livro foram resumidas em poucas cenas. Além disso, este é o filme mais sangrento da série, já que se espera que o público seja maduro também. Por outro lado, é um filme que garante a nostalgia e a catarse necessárias para todos que acompanharam a série nestes últimos dez anos. A verdade é que sabiamente tanto os livros quanto os filmes acompanharam a evolução e maturidade do público. Isso pode ser percebido na fotografia, por exemplo, que ganha tons mais frios e sombrios com o avanço dos episódios.

Obs:. A partir de agora o texto contém spoilers, caso você ainda não conheça o final do livro (ou do filme), pare por aqui.

Obs 2:. Se você ainda não viu o 6 episódio, não veja simpsons. Eles entregam o final do filme em um dos capítulos do desenho.

Voltando ao roteiro, se nos outros episódios, alguns personagens pareciam ambíguos, a exemplo de Snape, neste filme fica claro quais eram as suas reais intenções. A sequencia interpretada pelo ator Alan Rickman da triste morte do professor, conseguiu arrancar lágrimas de boa parte do público apresentando (finalmente) de forma completa um os melhores personagens da trama. Obviamente, alguns personagens e algumas partes da história acabaram sofrendo com o ritmo acelerado do filme, uma das mais importantes era morte de um dos gêmeos, Fred Weasley que se resumiu a um flash de poucos minutos. Além disso, na parte Manoel Carlos do filme, temos os beijos tão esperados acontecendo e até um epílogo com Harry, Rony e Hermione 19 anos depois. Podemos dizer que na trama tudo faz sentido e as idéias (em 90%) são concluídas. O que garante um grande programa para o final de semana.

Durante o lançamento do site Potrermore, J K Rowling falou sobre uma possível série de livros contando a história de algum outro personagem envolvido na trama, assim como Stephen Mayer, que anunciou o interesse de fazer outros livros (?!?) baseados nos personagens da série Crepúsculo. Agora é só esperar pra ver.
Sinopse: Oitavo filme da série Harry Potter, gira em torno da batalha final entre Harry e o arquivilão Voldemorte. Os três amigos, Harry, Ron e Hermioine partem numa jornada heróica para encontrar a última das Horscruxes, cada uma contendo frações da alma de Lord Voldemorte.

BEM NA FITA:


- Batalhas, roteiro, Cenas de perseguição

QUEIMOU O FILME:

- A história se desenrola rápido demais em alguns pontos

FICHA TÉCNICA:

Título original:
Harry potter and the Death Hallows (Part 2) Diretor: David Yates
Elenco: Tom Felton (Draco Malfoy), Richard Griffiths (Valter Dursley), Robbie Coltrane (Hagrid), Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange), Mark Williams (I) (Arthur Weasley), Ralph Fiennes (Lord Voldemort), Maggie Smith (Minerva McGonagall), Alan Rickman (Severo Snape), Julie Walters (Molly Weasley), Emma Watson (Hermione Granger), Rupert Grint (Ron Weasley), Daniel Radcliffe (Harry Potter), Imelda Staunton (Dolores Umbridge), Benedict Clarke (Jovem Snape), Bertie Gilbert (Scorpio Malfoy)
Gênero: Aventura
Classificação: 12 anos
País: Inglaterra / EUA

0 opinaram:

Postar um comentário