Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 6 de maio de 2012

Dica de Filme: 'O Homem que Não Vendeu a Sua Alma'

O Homem que Não Vendeu A Sua Alma é um clássico de 1966, que aborda a disputa entre as Igrejas Católica e Anglicana. A produção britânica é baseada em fatos reais e conta a história do chanceler da Inglaterra, Thomas More (Paul Scofield) - um católico fervoroso que  não concorda com uma Igreja sem Papa,  que era a meta do Rei Henrique VIII (Robert Shaw).

Tomado por um sentimento de ambição - por querer um herdeiro homem,  o rei,  decide pedir divórcio do seu casamento ao Papa Clemente VII. O objetivo era deixar a Rainha Catarina de Aragão e a filha Maria,  para casar com a amante, Ana Bolena (Vanessa Redgrave).  

Os católicos não aceitam a anulação e para isso, Henrique,  decide excluir a Igreja Católica do seu território e a transforma em estatal: surgia a Igreja Anglicana - uma igreja católica, porém, protestante subordinada ao reino e sem a autoridade de um Papa.  O rei mantém as tradições do catolicismo e por isso ficou conhecido como "O Defensor da Fé". 

Indignado com a situação, Thomas More,  não aceita prestar o juramento que daria apoio a separação da Igreja. O chanceler passa a lutar pela sobrevivência devido ao seu ato de rebeldia. O diretor Fred Zinnemann o colocou como um símbolo de devoção e fé em relação ao Papado e a Igreja Católica Romana, aliás, São Thomas More foi canonizado em 1935 pelo Papa Pio XI.

O Homem que Não Vendeu a Sua Alma é um filme um pouco parado, porém, riquíssimo em detalhes e diálogos. Scofield recebeu o Oscar pela atuação de Thomas More. Wendy Hiller (que interpreta Alice - esposa de More) e o ator Robert Shaw foram indicados como coadjuvantes. O longa ainda levou o prêmio de melhor filme, direção, roteiro adaptado, fotografia e figurino.

BEM NA FITA:

- Filme bem interessante, sobre um fato que não é muito citado na Igreja Católica Romana e nem na Igreja Anglicana, já que Thomas More, é um santo católico romano (e não anglicano).

-  Paul Scofield interpreta com maestria o chanceler. Vale lembrar que o ator trabalhava com teatro e nessa época não era tão experiente em cinema. 

-  Para os Anglicanos, é um filme bastante interessante já que retrata com fidelidade a vida de nomes que foram responsáveis pela história da Igreja: Henrique VIII, Catarina de Aragão, Ana Bolena, O primeiro ministro Thomas Cromwell e o Cardeal Wolse.

- Figurino impecável!
QUEIMOU O FILME:   

- O Homem que Não Vendeu a Sua Alma não é o tipo de filme que agrada os fãs do "cinema pipoca".

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Fred Zinnemann
Elenco: Paul Scofield, Wendy Hiller, Leo McKern, Robert Shaw, Orson Welles, Susannah York, Nigel Davenport, John Hurt.
Produção: Fred Zinnemann
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Ted Moore
Trilha Sonora: Georges Delerue
Duração: 120 min.
Ano: 1966
País: Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Highland Films

0 opinaram:

Postar um comentário