Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 6 de maio de 2012

Dica de Filme: 'Lutero'

A produção alemã Lutero conta a história de Martinho Lutero (Joseph Fiennes), que é considerado pelos protestantes um mártir - e para os católicos um herege. O protagonista é  um monge agostiniano que optou pela vida religiosa após quase ser atingido por um raio. 

O filme tem um caráter biográfico e aborda a vida do religioso desde a sua ordenação sacerdotal em 1507,  até a Confissão de Augsburgo, em 1530 - que foi uma resposta Católica Romana ao movimento Luterano.

Atormentado pelos dogmas da Igreja - da época, e inconformado com a venda de indulgências, Martinho Lutero, começa a questionar a sua vocação. Para ele, o clero estava preocupado com o poder político e financeiro.

Ao ser enviado à Roma pela Ordem Agostiniana, o religioso comprova o seu pensamento ao ter que pagar uma indulgência, que garantiria que seu avô seria liberto do purgatório.

No retorno à Alemanha, Lutero,  conclui os seus estudos em teologia e com base na comercialização da fé,  desenvolve um estudo que ficou conhecido como "As 95 Teses".

Outro aspecto interessante é a repulsa de Martinho Lutero ao escutar os discursos do sacerdote dominicano Johann Tetzel (Alfred Molina). O padre utilizava práticas de indulgências com o intuito de angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Excomungado, Lutero sofre perseguição e  com a ajuda de Prince Frederick (Peter Ustinov) é abrigado no castelo de Wartburg. Nesse período, começa a traduzir a Bíblia para o alemão, outro motivo, de revolta para os sacerdotes católicos. Para Martinho, o povo deveria ter acesso às Escrituras. Na época, tanto a Bíblia -  como as celebrações, eram em latim.

Lutero, em alguns momentos lembra o clássico de Franco Zeffirelli, "Irmão Sol - Irmã Lua" - que conta a história de São Francisco de Assis.  O religioso queria uma Igreja melhor e idealizava a salvação pela fé - não por indulgências. Por ter sido produzido pela Igreja Luterana, o longa, transforma Martinho Lutero em uma espécie de santo. 


BEM NA FITA:

-  ótima produção. Um filmaço épico para quem gosta do tema.

-  excelente atuação de Joseph Fiennes como Lutero. Ao longo do filme o especatdor torce pelo personagem. 

-  Lutero aborda um tema polêmico sem ser agressivo.

- ótima fotografia.

- último trabalho de Peter Ustinov, que faleceu em 2004. 
 

QUEIMOU O FILME:  

 - O personagem de Alfred Molina poderia ser mais explorado. O ator ficou famoso na pele do Doutor Octopus, em Homem Aranha 2.

Ficha Técnica
Lutero
(Luther)
País/Ano de produção: Alemanha/EUA, 2003
Duração/Gênero: 112 min., Drama
Direção de Eric Till
Roteiro de Bart Gavigan e Camille Thomasson
Elenco: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Peter Ustinov,
Jonathan Firth, Claire Cox, Uwe Ochsenknecht, Benjamin Sadler, Mathieu Carriére.



0 opinaram:

Postar um comentário