Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dica de exposição: "Rabin Ajaw" no CCBB

A Guatemala é um país da América Central que era habitado pelos maias antes dos colonizadores espanhóis chegarem com tudo. Disso todo mundo sabe, mas o que mais você conhece sobre esse país? Bem mais próximo do Brasil, pelo menos geograficamente falando, do que a França, por exemplo, porém sobre o ponto de vista cultural, não temo em afirmar que estamos bem mais perto dos franceses... Afinal quem nunca ouviu falar em Balzac, Voltaire, Mostequieu... Já autores da Guatemala, de cabeça, não é tão fácil assim de listar não é?

O pouco que sabemos sobre a Guatemala tem a ver com os maias. Eles eram os únicos que tinham um sistema de escrita na época pré-colombiana. Inclusive foram descobertos relatos de como era a vida antes dos colonizadores chegarem na América dos Maias. O "Rabinal Achi" é uma dança-drama que foi traduzido por Richard E. Leinaweaver em 1855, mas é uma manifestação cultural da época em que os espanhóis nem sonhavam em chegar na América. O enredo conta a história de dois adversários: O Homem de Rabinal (que é uma cidade na Guatemala) e o Guerreiro Quíchua que terá que morrer sobre a pedra de sacríficios, no entanto, é a ele mostrado toda honraria até o momento final. Essa manifestação cultural é lembrada nas festas de santos padroeiros (parece com Folia de Reis daqui) que acontece todo ano na cidade de Rabinal e requer até máscaras. Interessante não é?

Se saber disso despertou ainda mais sua curiosidade sobre maias e a Guatemala, você precisa ir visitar a partir de amanhã a exposição "Rabin Ajaw" (que significa a Filha do Rei) no CCBB. Lá você irá encontrar
rostos, expressões, ritos, materiais, mitos e sobretudo peças de vestuário fazem da mostra uma rica viagem pela estética cultural e pelas crenças das populações de origem maia da Guatemala. A exposição gratuita irá até 22 de junho.

Rabin Ajaw
CCBB - Rua Primeiro de Março 66 -Centro
De 22 de maio à 22 de julho
Entrada Franca

0 opinaram:

Postar um comentário