O harpista Jonathan Faganello (centro), o flaustista Celso Lazzarini e o violoncelista Pedro Bortolin levam o melhor do Heavy Metal para o Rio Harp Festival no próximo fim de semana |
Maio é um mês especial para a cena musical carioca. Durante todo o mês diversos concertos gratuitos de harpa são promovidos pelo VII Rio Harp Festival. No ritmo do instrumento musical mais velho do mundo que a Série "Novos Artistas" pega carona esse mês.O Blah Cultural fez uma entrevista com o harpista Jonathan Faganello. O músico se apresenta ao lado do flautista Celso Lazzarini e o violoncelista Pedro Bortolin na próxima sexta-feira (18/05) às 15 horas no Centro Cultural da Justiça Federal. Haverá ainda mais dois concertos no Museu do Exército no Forte de Copacabana. Um no sábado (19/05) às 18 horas e outro no domingo (20/05) às 15 horas. O repertório é composto do melhor do Heavy Metal.
Blah Cultural - Dentre tantos instrumentos, até mais populares e de fácil acesso, por que você decidiu tocar harpa? Como surgiu esse interesse?
Jonathan Faganello - A principio comecei estudando violino aos 6 anos, por incentivo dos meus pais e por meu avô ter sido violinista. Porém era muito novo e não levava a sério os estudos, nessa idade só queria saber de brincar na rua. O interesse em começar as aulas veio por incentivo de minha mãe. O centro cultural de minha cidade estava oferecendo aulas gratuitas através de um projeto social. E com o tempo fui me apaixonando por esse instrumento.
Blah Cultural - Houve incentivo da família e dos amigos no inicio de sua carreira?
Jonathan Faganello - Sim, meus pais foram e são até hoje meus grandes incentivadores. De toda forma todo o carinho que recebo de familiares e amigos também me ajuda muito a persistir nesse caminho tão díficil que é música em nosso país.
Blah Cultural - Você constrói suas próprias harpas. Elas possuem um som peculiar?
Jonathan Faganello - Acredito que todo o carinho e dedicação empregados na fabricação de minhas harpas as tornam especiais para mim.
Blah Cultural - Você faz de seus concertos verdadeiros shows de rock. Quais suas influências no rock e na música clássica?
Jonathan Faganello - Minhas maiores influêcias são Iron Maiden, Nightwish, Sonata Arctica , Blind Guardian, Black Sabbath , Rhapsody of fire, Metallica entre muitas outras bandas.Na musica erudita gosto muito de Beethoven, Mozart, Chopin , Vivaldi ...
Blah Cultural - Além das suas apresentações solo de harpa você ainda é integrante da Burning Symphony. Conte um pouco sobre essa banda. Como surgiu? Qual a proposta de vocês?
Jonathan Faganello - A banda surgiu no primeiro semestre de 2009 e a nossa proposta é apresentar clássicos do rock e heavy metal de uma forma bem diferenciada usando istrumentos eruditos.
Blah Cultural - O Rio Harp Festival já entrou para o calendário de eventos na Cidade Maravilhosa. O que você acha dessa iniciativa?
Jonathan Faganello - Acho maravilhoso. É um evento que só tem a crescer cada vez mais. E o que acho muito legal são os concertos serem gratuitos dando assim oportunidade a todos de apreciarem esse lindo instrumento que é a harpa.
Blah Cultural - Há perspectiva de crescimento do gênero (harpa) no Brasil?
Jonathan Faganello - Com certeza. Tantos outros harpistas desenvolvendo trabalhos tão formidaveis com a harpa como MPB, Jazz e Rock só tendem a popularizar o instrumento cada vez mais.
Blah Cultural - Você afirmou que terá surpresa no seu concerto no Rio Harp Festival esse ano. Poderia adiantar alguma?
Jonathan Faganello - Nessa edição do RioHarpFestival estarei me apresentando com a Burning Symphony. Estaremos executando um repertório muito especial e para quem gostar estaremos com um cd para venda (edição especial para o RioHarpfestival) com músicas tocadas no concerto. Estarão comigo o flautista Celso Lazzarini e o Cellista Pedro Bortolin.
1 opinaram:
amamos vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjs filhaun...
Postar um comentário