Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 15 de maio de 2012

'Intercâmbio Cultural' - 2º Episódio: Primeiros meses na Austrália

Quatro meses já se passaram desde que desembarquei aqui na Austrália. É interessante perceber os costumes e hábitos locais. No início, o mais complicado é a comunicação, acredito que até para os brasileiros que chegam com o nível avançado do inglês, não seja simples, pois o sotaque do australiano é muito diferente do americano e do britânico, aos quais estamos mais acostumados.

O que mais me surpreendeu, foi a organização e a segurança. Difícil se perder, transporte público é simples e pontual. Nos parques públicos podemos ver as pessoas aproveitando seu tempo livre fazendo um "barbecue" com os amigos ou família, crianças brincando e outros praticando esportes, como por exemplo, corrida e escalada. Falando nisso, a prática de esportes é uma característica marcante do australiano. O hábito de beber cerveja também está muito presente na cultura australiana, seguindo o costume de seus colonizadores ingleses.

Uma das coisas que mais sinto falta por aqui, é da comidinha brasileira. Com a influência que a Austrália recebeu de pessoas de toda parte do mundo, seu hábito alimentar é formado pelos enlatados, comidas pré-prontas, pizza, "Fish & Chips", massas, fast-food norte-americano, comida chinesa, japonesa, indiana, entre outros, colocando o país na lista dos mais obesos do mundo (segundo estudo mais recente, divulgado pela revista médica "The Lancet", o país da Oceania ocupa a 4ª posição no ranking). Mas para quem pode cozinhar em casa, é possivel comer de forma mais saudável e barata.

Considero o primeiro mês o mais difícil, mas é também, o mais estimulante, um mundo novo para conhecer. À medida que fazemos amizades, se torna mais simples, além de boas companhias, os que chegaram antes dão dicas super importantes.

Assim me despeço de vocês e, na próxima, vou escrever sobre o momento em que um de nossos amigos volta para casa e precisamos seguir em frente sem este companheiro por perto. "See ya!"

0 opinaram:

Postar um comentário