Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dica de Leitura: 'O Meio do Avesso'

Hoje, 09.05.2012, ao abrir o Facebook, deparei-me com uma notícia maravilhosa; Havia acabado de ganhar um 'sobrinho'. E não se trata de uma criança e sim do livro, o primeiro, da talentosíssima Rafaela Figueiredo. A Rafaela é formada em letras, atua na área e escreve de forma deliciosa. Acompanho suas postagens em seu blog desde 2008. O espaço, inclusive, é esse aqui:  http://www.mudandoeuvou.blogspot.com.br/



Mas essa postagem não é só para rasgar elogios a ela, mas para indicar O Meio do Avesso, o livro de poesias que foi 'lançado' hoje! Exatamente por isso, ainda não o li inteiro, mas com a sorte de ser muito privilegiada, já li alguns dos que foram publicados, além de muitos outros que ela posta no blog pessoal e no que é colaboradorahttp://bordelbordado.blogspot.com.br/ ). 

   Vou compartilhar com vocês o textinho de divulgação que a Rafaela postou e para deleite de todos, selecionei com a ajuda dela um poema para que vocês tenham uma prévia do quanto a leitura será prazerosa. 




 "Não creio que seja a pessoa mais indicada para falar de minha própria... 'obra': meu grau de egolatria é muito baixo para isso. Mas o nível de alegria é alto e a propaganda se faz necessária!

Ia fazer uma ligeira propaganda também da editora e tal, mas estou meio revoltada: minha capa não saiu bem o que eu esperava [meio escura e com imagem mal editada], todavia vamos ao conteúdo - que interessa.

Depois de mais 4 anos sonhando e organizando um espaço [além blog e caderninhos] onde eu pudesse deixar registrados os devaneios-desabafos-desastres... enfim, venho anunciar o 'lançamento' d'o meio do avesso, meu primogênito livrinho de poesias.

Para quem já sabia dele, a espera acabou; para quem 'tá sabendo agora, eis um pouquinho: 

"Foi de tanto ler poesia que Rafaela Figueiredo ficou assim: essa inteligência intensa pintada com lírico deboche. Um tanto de juventude e aquela coragem de publicar livro de poesia num mundo que conta apenas o peso morto do dinheiro; um tanto de maturidade e a liberdade de rimar o cotidiano com as dores de "minh’alma sombria” – que ora aparece também como “minh’alma desnatada”  , eis a pessoa poética que é, no espírito desta letra que ora se apresenta aos leitores. (...)"  

[Trecho da orelha que, com muita gentileza, a linda da Marcia Tiburi me deu!]

Bem, meu avesso traz, pois, destas coisas, que, muitas vezes, só o silêncio escuro [do meio, do in] pode dizer. Mas traz também cores, dos dias mais leves, e amores, não só de rima com dores.

Poesia não sustenta a vida, mas alimenta uma alma. Por isso, o preço 'tá bacana; não seja mão-de-vaca, hein?! [hahaha] "


o mundo, a noite e eu [2009]

janela é porta para o mundo.
e o mundo pode ser do jeito que se vê:
redondo, quadrado, retangular...
tudo cabe dentro do olho.
mas, dentro do mundo,
bilhões de outros mundos
[entre quatro ou sem paredes
fechados, abertos, escancarados]
há...

à noite, todos os destinos
são-lhes sonhos.
e as almas, estendidas nos varais,
povoam os umbrais
sem os saber...
mas meu coração — estrela —
debruça-se, taciturno,
no estreito parapeito do mundo.

p. 26


Lindo, né? Espero verdadeiramente que todo mundo aprecie e quem quiser comprar e trocar uma palavrinha com ela, só enviar email :  omeiodoavesso@gmail.com 



0 opinaram:

Postar um comentário