Mais de um ano e meio afastado do Acre, o sertanista José Carlos Meirelles retorna, em companhia do antropólogo Terri de Aquino, à região do Paralelo 10 Sul, linha de fronteira com o Peru.
O filme Paralelo 10 viaja com eles durante três semanas, subindo o Rio Envira, enfrentando vários tipos de obstáculo e se aproximando cada vez mais das malocas de índios isolados. Nessa jornada, Meirelles rememora experiências, expõe contradições de seu ofício e discute com índios Madijá e Ashaninka a melhor forma de se relacionar com os índios "brabos", sem tentar amansá-los nem exterminá-los.
Com poucos recursos, os especialistas desempenham incansavelmente suas tarefas. Além de realizarem uma negociação permanente com as populações ribeirinhas da área, eles também lidam com o enfrentamento com traficantes e posseiros que tentam invadi-la.
O filme estreou esta semana no Rio e na semana passada em São Paulo. Paralelo 10 também se encontra em outras regiões do país. Quer saber mais sobre o longa e onde ele está passando? Então acesse o Facebook oficial da produção clicando aqui.
1 opinaram:
O documentário é excelente, o problema deste segmento de filmes que somente conseguem ficar em cartaz nos cinemas durante poucos dias. Esta semana está no Vivo Gavea e no Arteplex Botafogo.
Postar um comentário