Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dica de Filme: Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador, narra a história de um jovem (Johnny Depp),  que mora em uma pequena cidade chamada Endora, nos Estados Unidos. Ele sustenta e cuida da  família desde a morte do pai. Seu irmão, Arnie (Leonardo DiCaprio), é autista e vive sob os cuidados dele. Sua mãe,  Bonnie (Darlene Cates), sofre de obesidade mórbida e depressão após a morte do marido. Completa a família duas irmãs excêntricas: Amy (Laura Harrington) e Ellen (Mary Kate Schellhardt).

O clima de "cidadezinha - onde nada acontece'", é quebrado quando Arnie tenta subir na caixa d'água da cidade, porém, a vida de Gilbert Grape é bastante tumultuada e sem perspectiva. Ele tem muita responsabilidade para a pouca idade que tem: sofre com os problemas familiares. se envolve com uma mulher casada - Betty (Mary Steenburgen) e ainda trabalha em uma pequena mercearia, que está à beira da falência.

Com a chegada de Becky (Juliette Lewis), o rapaz, se apaixona e passa a ver a sua vida sobre um outro ângulo. A moça viaja os Estados Unidos em um trailer ao lado de sua avó. As duas, ficaram presas em Endora por um problema mecânico no automóvel.

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador é riquíssimo em detalhes. Os diálogos entre o protagonista e Arnie são ótimos. Johnny Depp passa carinho e atenção, enquanto Leonardo DiCaprio, vive uma "criança grande". A trilha sonora também é um show a parte. Apesar de ser um drama, o filme, tem momentos divertidos.

BEM NA FITA:

- Leonardo DiCaprio merecia um Oscar pela atuação em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador. O ator, ainda jovem, deu um show de interpretação.

- Roteiro muito bem elaborado. O diretor conseguiu transformar uma cidade - onde nada acontece, em diversas pequenas tramas: É a família repleta de problemas, a dona de casa que vive uma vida dupla - com traição,  a forasteira que fica presa na cidade após ter um problema mecânico em seu carro. O dono da funerária que torce por mortes e o amigo que sonha em abandonar tudo para trabalhar fritando hamburgueres em uma famosa cadeia de lanchonetes. 

- Trilha sonora excelente. 

QUEIMOU O FILME:  
  
- Apesar de Leonardo DiCaprio ser indicado a melhor "ator coadjuvante", Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador, não recebeu nenhum Oscar. 

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Lasse Hallström
Elenco: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis, Mary Steenburgen, John C. Reilly, Darlene Cates, Laura Harrington, Mary Kate Schellhardt.
Produção: David Matalon, Bertil Ohlsson, Meir Teper
Roteiro: Peter Hedges
Fotografia: Sven Nykvist
Trilha Sonora: Björn Isfält, Alan Parker
Duração: 118 min.
Ano: 1993
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Home Entertainment
Estúdio: Paramount Pictures

2 opinaram:

Sempre bom relembrar grandes filmes... Esse é um filmaço!

Ótima lembrança e ótima resenha. Bom filme com roteiro "redondinnho", boas atuações e ótima trilha sonora.. deu vontade de rever!

Postar um comentário