Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 8 de maio de 2012

A Verdadeira Alice e sua história por trás do Clássico de Lewis Carrol

Creio que todo mundo aqui já tenha assistido o filme “Alice no País das Maravilhas” ou lido o livro pelo menos uma vez.  Quem tem um olhar mais profundo deve ter percebido que é uma história bem viajada, fora dos padrões infantis...

Pesquisando sobre o autor, descobrimos que ele é um cara bem estranho. Seu nome não é Lewis Carroll e sim Charles Lutwidge Dodgson.  Ele nasceu na Inglaterra de 1832, foi matemático, lógico, fotógrafo e romancista – Foi reconhecido como tal após o sucesso de Alice no País das Maravilhas. Faleceu 1898, aos 66 anos.

Lewis Carrol era um homem muito tímido e gostava muito de crianças (apenas as do sexo feminino) e de lhes contar histórias. Lewis, enquanto lecionava em Oxford, conheceu Henry Liddell e suas 3 filhas: Alice, Lorina e Edite.

A verdade Alice era a filha de Henry, uma garotinha de 7 anos. A maioria dos personagens de Alice foram inspiradas em pessoas do cotidiano de Lewis.

Lewis tinha uma aparência sóbria, escondia um sentimento de culpa que o corroia de forma implacável... Quando tinha oportunidade, gostava de desenhar ou fotografar meninas seminuas, com a permissão das mães.

A mãe de Alice permitia o relacionamento dos dois (embora ela tenha queimado cartas dele na qual ele se despedia da menina com “10 milhões de beijos” e costumava pedir cachos e cabelo de presente para beijar) e a garotinha passeava e passava longas tardes conversando com ele. Um dia, pediu para que ele escrevesse uma história para ela. E assim nasceu o livro, Alice no Páis da Maravlihas,  publicado em 1865 e Através do Espelho, de 1871 – Este inclusive termina com um poema em que as primeiras letras de cada estrofe formam o nome da menina.

Até hoje não ficou claro o que rolou exatamente entre Alice e o autor. Mas é claro que especula-se que havia uma paixão, consumada ou não. Sempre se acreditou que, quando ele deixou de frequentar  a casa dos Liddell, em 1863, foi porque os pais de Alice haviam resolvido dar um basta naquele relacionamento inapropriado.

Mas documentos descobertos pela biografia de Karoline Leach mostram que Lewis  talvez fosse tão simpático com Alice e suas irmãs porque estava interessado mesmo era na governanta da casa.

Já adulta, Alice soube usar a fama da personagem ao seu favor. Mãe de 3 filhos e apertada financeiramente após  a morte do marido rico, leiloou o valioso manuscrito de  Alice embaixo da Terra (Primeiro nome de Alice no país das Maravilhas). Ela já não tinha mais contato com Lewis Carroll. O escritor anotou em seu diário que se lembraria dela para sempre “como aquela menininha de 7 anos completamente fascinante."


Trechinho retirado do livro:

"Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato." 

0 opinaram:

Postar um comentário