Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 18 de maio de 2012

De volta ao passado: A febre do RPG

Parei para pensar nos meus 11 anos de idade, em 1993. Ingressava em uma nova escola e não conhecia ninguém. Em plena aula de religião - era um colégio católico, um amigo se apresentou. Conversamos e ele me falou sobre um jogo, chamado RPG  - que naquela época, estava se tornando uma febre entre os adolescentes.

A sigla é abreviatura de role-playing game, ou seja, é um jogo de interpretação de personagens. Para começar a aventura era preciso um livro, e existiam dois no mercado: Dungeons & Dragons (D&D) e Advanced Dungeons & Dragons (AD&D). O segundo era uma versão mais completa do primeiro.

Os livros de AD&D e D&D foram desenvolvidos por Gary Gygax e Dave Ameson na década de 70, e são jogos de fantasia medieval inspirado em jogos de batalhas de tabuleiro.

Os games eram bem estruturados. Cada jogador controlava um personagem, baseado em personagens mitológicos medievais: Mago, guerreiro, clérigo, paladino (uma espécie de cavaleiro do Rei),   anão bárbaro (chamados de dwarf), entre outros. Durante o curso cada jogador dirige as ações do seu personagem, com a possibilidade de interagir com outros players. Uma partida, que é chamada de aventura,  dura em média 4 horas.

O role-playing game trabalha em cima da imaginação. A saga dos heróis é narrada pelo "mestre" (Dungeon Master). Ele descreve o ambiente, os personagens e os cenários. Quando há alguma batalha, o jogador utiliza um conjunto de dados, onde, o DM precisa fazer cálculos de acordo com a ficha do personagem, para saber, se o inimigo foi ou não atingido.

O sucesso do RPG, naquela época, rendeu diversos itens relacionados ao tema. Em Niterói - no Rio de Janeiro,  por exemplo, existia um clube em um famoso shopping da cidade chamado "Além da Imaginação", onde, as pessoas compravam livros e jogavam no local.  Na tv e cinema, foram produzidos o desenho Caverna do Dragão e o filme Dungeons and Dragons de 2000. Em relação à games de computador e videogame,   existem inúmeros como por exemplo: Diablo, Final Fantasy, Warcraft, Baldur's Gate, Shinning Force, Chronno Trigger, Zelda,  entre outros.

Confira a abertura do desenho Caverna do Dragão:

 

0 opinaram:

Postar um comentário