Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Legado de Orson Welles na Caixa Cultural

Orson Welles é considerado um revolucionário da sétima arte. Ao fazer uso de técnicas raras na estética de produções cinematográficas, até então, o americano se destacou também pelo seu dinamismo. Além de cineasta, Orson Welles assinava o roteiro, participava da produção de seus longas e ainda atuava.

Considerado um clássico, 'Cidadão Kane', que estreou nas telonas em maio de 1941, é uma das obras do cineasta americano que está em exibição na Caixa Cultural. A mostra de cinema "O Legado de Orson Welles" começou ontem e pode ser conferida até o dia 13 de maio.

Mesmo com o tempo chuvoso, em pleno um fim de feriadão, a sessão inaugural estava lotada e o Blah Cultural esteve por lá! A curadora Tânia Pinta, que deu uma palavrinha antes de começar a exibição, explicou a grande importância da película escolhida para a abertura da mostra. O curta-metragem "The Heart of Ages", filmado em 1934, só foi descoberto nos anos 60 numa biblioteca pública em Connecticut. Essa raridade é considerada a primeira incursão de Orson Welles na sétima arte. Em co-direção com William Vance o curta traz muito da linguagem teatral para o cinema. Em seguida foi a vez de "A Marca da Maldade" produzido pela Universal em 1958. Segundo Tânia Pinta, Orson Welles transformou o que seria um romance mediano numa obra acima dos padrões. A curadora contou ainda que o ator Charlton Heston foi convidado para ser protagonista do longa, mas só aceitou com a condição de que Orson Welles particpasse também. Exibido também em película "A Marca da Maldade" tratou de temas que até hoje estão em voga como corrupção, tráfico de drogas e o problema da fronteira México-Estados Unidos. Com uma mocinha de personalidade (Janet Leigh), um policial mexicano corretíssimo (Charlton Heston) e um policial americano (interpretado pelo próprio cineasta) arrogante e corrupto, o filme noir mostra a investigação de um atentado a bomba num carro bem na fronteira entre EUA e México. O desenrolar das investigações e o final do longa é surpreendente.

Além da exibição dos filmes de Orson Welles também haverá mesa redonda com estudiosos tratando sobre o universo do cineasta.

Vale a pena conferir! A programação completa você encontra aqui.

O Legado de Orson Welles
Caixa Cultural
Até 13 de maio
R$ 2 (inteira) R$ 1 (meia)

0 opinaram:

Postar um comentário