Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dica de Filme: "O Crime do Padre Amaro"


Sempre me interessei por temas relacionados à Igreja Católica.  Sigo a religião desde a minha infância e inúmeras vezes já questionei sobre o renunciar a minha vida e viver uma vocação religiosa.  Um dia "zapeando" os canais, me deparei com um filme mexicano chamado "O Crime do Padre Amaro".

O longa, que é uma adaptação do livro de Eça de Queiroz, conta a história de Padre Amaro (Gael Garcia Bernal),  um jovem sacerdote - recém ordenado, que é encaminhado para trabalhar no interior do México sob supervisão de um vigário mais experiente: Padre Benito (Sancho Gracia).

Na pequena cidade de Los Reyes,   Padre Amaro,  conhece a professora de catecismo Amélia (Ana Claudia Talancón) e aos poucos os dois se aproximam. O jovem sacerdote percebe que Padre Benito - seu superior na Paróquia,  tem um caso amoroso com a mãe da moça: Sanjuanera (Angélica Aragón) - dona de uma pensão na cidade.

O voto de castidade não é a única polêmica abordada pelo diretor Carlos Carrera:  aborto, corrupção política, guerrilhas revolucionárias - lideradas por um sacerdote Marxista - Padre Natálio (Damian Alcazar),  Teologia da Libertação - que no Brasil ficou famosa nos textos do Teólogo Leonardo Boff, e tráfico de drogas são alguns temas abordados, aliás,  Padre Benito tem apoio de narcotraficantes que financiam algumas obras sociais da sua Paróquia, como por exemplo, a construção de um hospital.

Com o caos na Arquidiocese, Amaro,  deixa o ideal e começa a questionar a sua vocação. Aos poucos ele começa a ter um romance proibido com Amélia e passa a questionar o celibato.

O Crime do Padre Amaro não é o primeiro filme que coloca Gael Garcia Bernal no lado polêmico da Igreja.  Em Má Educação - de Pedro Almodovar, o ator interpreta um jovem que na infância foi abusado por um padre, em uma escola católica

BEM NA FITA:

- Gael Garcia Bernal esteve muito bem no papel. O espectador chega a torcer por um final feliz no romance do padre com a catequista.

- O diretor Carlos Carrera fez uma grande adaptação do livro A trama foi ambientada no México, nos dias atuais. O original é em Portugal em 1875, época, em que o livro foi publicado.

- O lado resmungão do personagem de Sancho Gracia quebra um pouco a tensão transmitida pelos personagems ao longo do filme.

- É interessante ver a devoção dos mexicanos por Nossa Senhora de Guadalupe. Lembra bastante a devoção do povo brasileiro por Nossa Senhora Aparecida.

- Ótima trilha sonora. 

QUEIMOU O FILME: 

- Ana Claudia Talancón está um pouco sem sal vivendo Amélia.

Ficha Técnica
 
Nome: O Crime do Padre Amaro (El Crimen del Padre Amaro)

Elenco: Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Gracia, Angélica Aragón,
Luisa Huertas, Ernesto Gómez Cruz, Gastón Melo, Damián Alcázar.

Direção: Carlos Carrera


0 opinaram:

Postar um comentário