Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dica de filme: Documentário "VIPs: Histórias Reais De Um Mentiroso"

Ser um impostor e ser respeitado pela sua inteligência não é apenas um mérito do golpista Frank Abagnale Junior,  que teve a sua vida mostrada no filme Prenda-me Se For Capaz, de Steven Spielberg.  No Brasil temos Marcelo Nascimento, que assumiu diversas personalidades com um único objetivo: Se divertir.

Produzido por Mariana Caltabiano, VIPs - Histórias Reais de Um Mentiroso, foi lançado em 2011 e  conta - de maneira hilária, a história do gordinho que se passou por dono da Gol, em um carnaval fora de época em Recife. Marcelo Nascimento chegou a dar duas entrevistas para o programa Amaury Junior, sob a alcunha de Henrique Oliveira, onde afirmava ser filho do dono da companhia aérea, Constantino de Oliveira.

O documentário é em cima de entrevistas, com narrações em off da diretora Mariana Caltabiano. Para dar um clima de descontração - já que o assunto é bastante divertido, VIPs - Histórias Reais de Um Mentiroso, conta com charges animadas que ilustram os depoimentos de Marcelo.

Além de dono da Gol, o golpista,  teve outras vidas. Foi Ricardo Horn - ex guitarrista dos Engenheiros do Hawaii, olheiro da seleção brasileira, policial de elite e até mesmo líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC),  em uma rebelião.

VIPs Histórias Reais de Um Mentiroso também conta com entrevistas de pessoas que estiveram próximas a Marcelo,  ao longo de suas aventuras. Entre as celebridades estão: a humorista Maria Paula, o ex Engenheiro do Hawaii - Ricardo Horn, Amaury Junior - que foi enganado duas vezes, e Ricardo Macchi - que interpretou o cigano Igor,  na novela da Rede Globo,  Explode Coração.

Os depoimentos de Ricardo Macchi são os mais divertidos. Naquela época, o modelo estava desempregado e foi ao Recifolia para fazer contatos. Marcelo - ou melhor, Henrique Constantino, prometeu levá-lo de volta à mídia. Os dois criaram um elo de amizade, durante os quatro dias de carnaval fora de época.

A história de Marcelo Nascimento não é só diversão. VIPs - Histórias Reais de Um Mentiroso mostra também a infância e adolescência do impostor, que sonhava em ser piloto de avião. Para realizar o seu sonho, Marcelo, começou a frequentar um aeroclube em Maringá,  no Paraná. Do aeroclube veio o brevê e trabalho: Piloto de narcotraficantes, onde adotou o pseudônimo Ferrari. 

O documentário, apesar de ser produzido em 2009,  foi lançado junto com o filme VIPs em 2011, que aborda o mesmo tema e traz Wagner Moura na pele de Marcelo Nascimento.  

BEM NA FITA:

-  A diretora fez um grande trabalho de pesquisa.

- Marcelo Nascimento é muito inteligente e acima de tudo carismático.

- O documentário é melhor que do filme estrelado por Wagner Moura. 


- As animações são hilárias.

QUEIMOU O FILME: 


-  A explicação de Marcelo,  sobre a tragédia do Airbus da TAM, no aeroporto de Congonhas - SP, ficou um pouco fora de contexto e mal explicada. 

-  VIPs - Histórias Reais de Um Mentiroso deixa um gostinho de "eu quero mais'.


FICHA TÉCNICA:
Diretor: Mariana Caltabiano
Elenco: -documentário-
Produção: Tais Bastos
Roteiro: Mariana Caltabiano
Trilha Sonora: Alexandre Guerra
Duração: 71 min.
Ano: 2009
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Classificação: 14 anos

1 opinaram:

Recentemente eu estava pensando nesse cara!
Ele é tão pilantra que conseguiu enganar até a Mariana Caltabiano! Rs.
Quando ela foi conversar com ele a respeito do livro,Histórias Reais de um Mentiroso, ele disse que já haviam feito proposta semelhante a ele. Com medo de perder o direito de escrever sobre a história dele, ela aceitou a proposta de dividir em 50% os lucros com a venda dos livros. Mas era tudo mentira dele e ela só descobriu depois, rs.

Postar um comentário